quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

COMO TORNAR O SEU JARDIM MAIS BONITO





 Jardins sempre atraem pela beleza da natureza, diversidade de espécies e tipos de flores e plantas existentes, principalmente no Brasil, por ser um país tropical com uma variedade imensa de espécies que se desenvolvem bem. Mas existem diversas combinações e maneiras de tornar o seu jardim um local mais bonito e agradável para se estar, seja através da utilização de utensílios como mesas, ombrelones, peças de decoração, pedras, vasos ou de um remanejamento melhor do jardim, cores, plantas e aromas já existentes.
É extremamente agradável chegar em casa e ter um local de descanso, com ar agradável, iluminação adequada, onde você possa ler, descansar ou conversar. Existem várias maneiras de ornamentar o seu jardim, para que ele se torne o canto preferido de todos na casa.
Ao contrário do que se pensa, ao contratarmos um paisagista para projetar o jardim, é possível fazê-lo de acordo com o espaço disponível e de acordo com a verba que temos disponível naquele momento. Pode-se realizar o projeto em etapas e também é possível utilizar vários utensílios e adereços já existentes em sua própria casa.
Outra idéia para deixar o jardim alegre e bem iluminado é utilizar iluminação de led, que são econômicas e duráveis. Já existem diversos fabricantes no mercado adotando essa tecnologia em peças desenvolvidas para áreas externas, como por exemplo balizadores de caminhos, refletores direcionáveis, embutidos no solo ou mesmo à prova d`água.
Alguns consideram ter uma fonte uma ideia muito tradicional, mas dependendo do toque dado, ela pode ser um elemento contemporâneo. Diversos modelos de fonte podem ser encontrados prontos para uso e os modelos e tamanhos variam de acordo com o gosto, espaço e condições financeiras de cada um. Alguns paisagistas usam algumas essências para tornar o ambiente mais aromático e agradável.
Na parede do jardim podemos colocar um pallet inteiro e nele podemos pregar alguns vasinhos diferentes com plantas de sua preferência. O ideal é que o pallet esteja em sua cor natural, crua. Mas caso deseje, pode ser pintado de branco, de tons pastéis ou até mesmo de cores vivas, para realçar o ambiente, dando um tom alegre e jovial. Se estiver ao natural, a ideia é rústica e embeleza de uma maneira, que será difícil você querer sair do seu jardim.
Também aconchegante e tranquilo é fazer um balanço coberto, estilo caramanchão, feito de madeira rústica. É barato, fica lindo e toda a família vai adorar. Com certeza será um dos lugares mais disputados do seu jardim. O caramanchão é uma ideia fresca, agradável e saudosa, ideal para um jardim amplo, espaçoso e bem arborizado. Dá um ar romântico e prazeroso ao ambiente!
Na hora de plantar as mudas em jarros, vasos ou jardineiras, verifique o tipo de muda da planta e se ela cresce muito ou não, para que o vaso utilizado seja do porte adequado. Além dos vasos tradicionais, você também pode utilizar canecas, panelas antigas, panelas de barro, formas de bolo, xícaras, tigelas, pneus, e tudo o que a sua imaginação e criatividade mandam. Outra sugestão muito usada hoje em dia são as prateleiras e jardineiras construídas de pallets, pois criam um ar rústico e ao mesmo tempo moderno, além de serem ecologicamente corretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário