A trepadeira-mexicana, é um cipó muito graciosa e ornamental, ótima para jardineiros iniciantes pela facilidade de cultivo. Sua ramagem é muito ramificada, de textura semi-lenhosa e apresenta folhas cordiformes ou em seta, com margens serrilhadas e coloração verde-escura. As inflorescências são grandes, semelhantes a margaridas, com corola alaranjada e centro amarelo, que se torna vermelho com o passar do tempo. A floração se extende pelo ano todo em regiões quentes, mas é mais abundante na primavera.
Por sua rusticidade e rápido crescimento, a trepadeira-mexicana pode ser utilizada como anual também. É adequada para cobrir rapidamente suportes, como cercas, muros, treliças e esconder objetos no jardim, como entulhos por exemplo. O plantio junto à árvores ou palmeiras que sirvam de suporte cria um belíssimo efeito também. Seu porte não é muito avantajado, normalmente não cresce mais que 3 metros, o que a torna adequada mesmo para pequenos jardins. Atrai muitas borboletas.
Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares no início. Não é tolerante ao frio ou às geadas. Tolera a seca e as podas semestrais. Em clima temperado pode ser cultivada como anual. Multiplica-se facilmente por sementes, estaquia ou mergulhia.
- Nome Científico: Senecio confusus
- Nomes Populares: Trepadeira-
mexicana, Flama-do-méxico, Jalisco, Senécio-confuso - Família: Asteraceae
- Categoria: Trepadeiras
- Clima: Continental, Equatorial
, Mediterrâneo, Semi-árido, Su btropical, Temperado, Tropical - Origem: América do Norte, México
- Altura: 2.4 a 3.0 metros
- Luminosidade: Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
Nenhum comentário:
Postar um comentário