Google+ Badge

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

DÁLIAS

A dália é uma espécie de flor que pertence à família Asteraceae. Trata-se de uma herbácea de porte médio, perene, que ao chegar à idade adulta pode atingir 1,50 metros. Atualmente, existem vários tipos de dálias com diversas formas e cores e estas são uma excelente alternativa na decoração de um jardim.
Seu nome científico é Dahlia pinnata, popularmente conhecida como Dália, Dália-de-jardim. Categoria: BulbosasFlores Perenes. Clima: equatorialmediterrâneosubtropical, temperadotropical. Altura: 0,4 a 0,6 metros0,6 a 0,9 metros0,9 a 1,2 metros1,2 a 1,8 metros. Luminosidade: Sol Pleno.
A dália, é um gênero botânico pertencente à família Asteraceae. É uma herbácea de porte médio, perene. É originária do México, onde é muito popular. Os índios daquela região foram os primeiros a cultivar dálias, ainda no período do império Asteca. Por volta do final do século XVIII, o diretor do Jardim Botânico de Madri encantou-se com a flor, durante uma visita ao México. Foi o suficiente para que a dália atravessasse o oceano e chegasse à Europa, onde se adaptou ao clima temperado.
Os holandeses e os franceses foram os maiores incentivadores do cultivo e da produção de inúmeras espécies híbridas de dálias. Os imigrantes holandeses contribuíram para a propagação desta flor no Brasil. Hoje, entre naturais e híbridas, existem mais de 3.000 variedades, com uma diversificação de formas, cores tamanhos e adaptações a diferentes condições.
Plantadas a pleno sol, as dálias não dão nenhum trabalho e vão bem em todo tipo de solo ou vaso. Mas preferem os fofinhos e ricos em matéria orgânica. Recomenda-se adubar o solo antes do plantio com fertilizantes ricos em potássio.
As dálias são bulbos, portanto, o que se costuma plantar é simplesmente um tubérculo, ou um pedaço de tubérculo, embora o plantio possa ser feito, também, por mudas ou sementes. O tubérculo deve ser enterrado numa pequena cova de aproximadamente 12 centímetros, cubra com terra e regue um pouco. Em 15 dias acontecerá a brotação. As dálias com hastes altas, devem ser plantadas com distância de 1 metro uma das outras, as de menores hastes, de 35 a 50 centímetros. 
A dália passou por grande melhoramento e muitos cruzamentos, possibilitando a disponibilização de um expressivo número de variedades, com portes diferentes, e principalmente com capítulos florais de cores e formas muito variadas, simples ou dobrados. Suas folhas são compostas e podem se verdes ou arroxeadas.
Produz raízes tuberosas com grandes reservas, que podem ser guardadas no inverno para replantio na primavera. Podem compor belos maciços e bordaduras no jardim, conferindo-lhes certa sofisticação. A floração ocorre no verão.





Encontre esta e muitas outras plantas além de insumos e ferramentas na FLORA MORUMBY!
Acesse nosso site e saiba mais: www.floramorumby.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário