sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

FLORES E ÁRVORES QUE FLORESCEM NO VERÃO

A chegada do verão não impede a explosão de cores nas ruas e jardins do Brasil. As florações se sucedem, encantando a todos os brasileiros.
Em alguns Estados, especialmente os que têm as quatro estações mais definidas como no Sul do país, a diferença na plantação e vegetação, entre a primavera e verão é bem nítida.
Os demais Estados têm o privilégio de vegetação espetacular o ano todo, por conta das plantas de características tropicais, de muita folhagem e flores nos mais diversos e exóticos formatos.
No verão florescem algumas árvores, como a sibipiruna (Caesalpina peltopho-roides) e a aleluia ou fedegoso (Senna machanthera), de flores amarelas de abundante floração. Conforme o verão avança, as tibuchinas (Tibouchina urvelliana) começam a nos deslumbrar com a florada em rosa ou roxo, ornamentando jardins e ruas.

TREPADEIRAS
Os arbustos são o que conferem aos jardins uma identidade, compondo espaços, ornamentando cantos, pérgulas e muros. Ao projetar um jardim devemos incluir trepadeiras que floresçam durante o verão, dentre tantas, sugerimos a alamanda amarela (Allamanda cathartica), a trombeta-chinesa (Campsis grandiflora) e o amor-agarradinho (Antigonon leptopus).
A alamanda, em especial, ilumina o espaço e também é muito vibrante, com seu amarelo vivo. Sua cor não ficaria harmoniosa com a trombeta-chinesa que é cor de laranja rosado, também muito florífera e do tipo invasora de espaços, necessitando de um muro alto para se desenvolver em todo o seu esplendor.
amor-agarradinho é uma trepadeira de grande desenvolvimento. Suas flores cor-de-rosa claro são perfumadas e atraem abelhas, nem sempre indicada para áreas de usos infantis.
Mas é uma planta de aparência delicada e ficará perfeita sobre como uma cerca de divisa. Podemos encontrar suas flores também em cor branca, mas não tem a mesma exuberância de floração nem é tão vistosa.

ARBUSTOS                             

Os arbustos que florescem no verão são de vegetação perene. Fazem parte de projetos que podem ser sustentáveis, se utilizarmos as nativas, como a caliandra (Calliandra), a alegria-de-jardim (Salvia splendens) e a alamanda arbustiva (Allamanda laeves).
Algumas exóticas como a sálvia azul (Salvia farinacea) e os hibiscos (Hibiscus rosa-sinensis e Hibiscus syriacus), podem ser utilizados, pois atraem beija-flores e borboletas com seu néctar. Os hibiscos podem fazer a cerca – viva de uso privativo que necessitamos ao redor de piscinas ou de entradas.

HERBÁCEAS PERENES

Dentre as herbáceas perenes florescidas nesta época estão as helicônias  e as strelitzias (Strelitzia), que são de sombra e sol, respectivamente. As heliconias ficam excelentes contra muros altos de entrada de automóveis, para separação de ambientes, formando belas touceiras.
Já a strelitzia fica melhor e se desenvolve bem florescendo em local de solo mais úmido e a pleno sol. Entre outras, escolheremos a onze–horas (Portulaca grandiflora), o amor-perfeito-de-verão (Torenia) e a crista-de-galo (Celosia argentea).
Para quem já tem um jardim estruturado e não deseja fazer canteiros ou retirar plantas para colocar as anuais, poderá optar por vasos. Os vasos poderão ser do tipo bacia, com profundidade de 25 a 30 cm. A celosia fica perfeita também desta forma. Os jardins de rochas, com cactos e suculentas ficam mais alegre com as onze-horas.

 

VANTAGENS DE PLANEJAR O JARDIM

O planejamento do jardim poderá englobar diversos tipos de plantas, dosando seu tamanho, forma e tipo de folhagem, época de floração, entre outros fatores. O correto é planejar e dessa forma evitar que o jardim pareça uma miscelânea de cores. A cor da estação não necessariamente precisa ser de todo o jardim.
Poderá ter a tibouchina de flores roxas ao lado de um ipê amarelo, por exemplo, sem que haja extremo contraste de cores, pois as florações não se encontrarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário