quinta-feira, 4 de setembro de 2014

SÂNDALO




 Sândalo é uma madeira aromática de espécies da família Santalaceae, oriundas do Sudeste AsiáticoA árvore do sândalo (Santalum album) é originário da Índia e outras partes da Ásia e, atualmente, é plantada em outros lugares do mundo, em especial na América A sua madeira é conhecida por seu entalhe para esculturas e porque dela se obtém óleos voláteis que são usados em perfumaria. O sândalo originário da Índia é a que produz a melhor madeira e os melhores óleos aromatizantes. É uma árvore de folha perene e que pode crescer até aos 20 metros. Tem casca castanha escura, por vezes quase negra. As árvores novas apresentam a casca lisa mas nas árvores mais velhas, surgem rasgos mais ou menos profundos.  As folhas são ovais ou ovais-elípticas, verde brilhante e sem pêlos. As flores são pequenas e vermelhas ou violetas e sem aroma. O fruto é uma pequena drupa com cerca de 1 cm de diâmetro, vermelha, quase negra quando completamente madura. No centro encontra-se um caroço ou semente. 

Para semear usa-se uma caixa com uma mistura de areia e matéria orgânica bem decomposta, como por exemplo, o húmus que encontramos sob as folhas de baixo das árvores. Antes de enterrar a semente deve-se esfregá-la um pouco contra uma lixa fina, de modo a facilitar a entrada de água e acelerar a germinação. Esta operação não pode atingir o interior da semente e o embrião. Coloca-se depois a semente no solo de modo que um terço fique de fora. A germinação pode levar 10 dias ou mais. Mantenha-se o solo úmido mas não encharcado, e em um local fresco. As espécies que são cultivadas no resto do mundo não são tão próximas a espécie hindu, porém também recebem o nome de sândalos e sua madeira é também aromática. Na Índia, o sândalo é uma árvore sagrada, e o governo a tem declarado como propriedade nacional para preservá-la da depredação ao qual tem sido exposta. Só é permitido o seu corte quando o exemplar possuir mais de trinta anos, momento em que naturalmente começa a morrer. Um tronco do sândalo demora 25 anos para adquirir uma espessura de 6 cm. A madeira do sândalo, quando recém cortada, apresenta coloração amarela, porém com o tempo adquire uma coloração marrom mais escura. Quando seca, não se racha e é de fácil tratamento em carpintaria pois fumega com facilidade. É uma madeira dura, de densidade aproximada de 950 kg/m³ , que seca lentamente, e é resistente a fungos e insetos. 
Na China, Índia e Birmânia existem muitos templos construídos com a madeira do sândalo e na Índia ela é utilizada ainda em cremações e como proteção ao mal. O Sândalo também é conhecido como uma planta medicinal, (Sândalo-branco ou Sândalo-indígena), muito utilizada para ajudar no tratamento de doenças do sistema urinário, problemas de pele ressecada, acne e bronquite. Serve para ajudar no tratamento de infecções urinárias, garganta inflamada,  cistite crônica, depressão, fadiga, inflamação dos rins, infertilidade, tuberculose e tosse. As propriedades do Sândalo incluem sua ação calmante, aromática, fixadora, desinfetante, antimicrobiana, adstringente, antisépticadiurética, expectorante, sedativa, refrigerante e tônica. 

2 comentários:

  1. Bom Dia,Onde compro uma muda da arvore de sandalo ou semente??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. semente vc encontra no mercado livre, agora mudas eu também estou procurando.

      Alexandre/ S.P.- S.P.

      Excluir