sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Flor de Cera



AS FLORES MAIS EXTRAORDINÁRIAS DO MUNDO

O valor das flores mais extraordinárias do mundo é determinado pela sua raridade e dificuldade em ser encontrada e não pela sua beleza. Algumas dessas flores são muito raras e portanto tem seu valor muito alto. Nessa matéria vamos falar sobre as cinco flores que são consideradas as mais caras e raras do mundo.



 HOYA CARNOSA OU FLOR-DE-CERA

As flores do gênero Hoya parecem serem de mentira. São ao menos 200 espécies e combinações diferentes de cores, como as H. cinnamomifolia, que lhes renderam o apelido de flor-de-cera (ou de porcelana).
A flor-de-cera é uma trepadeira perene, originária da Ásia e da Austrália. De textura semi-herbácea e ramagem pouco ramificada. São de tal maneira perfeita, que parece ter sido construída artificialmente, a partir de um molde. Apresenta folhas opostas, coriáceas, carnosas e espessas, com pecíolo curto. Ocorrem ainda variedades de folhas retorcidas e de folhas variadas de branco ou amarelo.
As inflorescências são do tipo umbela, axilares, pendentes, como pequenos buquês carregados de flores cerosas, brancas a rosadas, em forma de estrela e delicadamente perfumadas. A floração ocorre na primavera.
Apesar do crescimento relativamente lento, esta trepadeira tem um florescimento compensador. Ela não exige muito cuidados, bastando que se escolha um local úmido e com luz direta pela manhã ou à tarde, longe de correntes de ar.
As adubações mensais ricas em potássio e fósforo restringem-se à época de floração. Pode ser plantada em canteiros bem preparados e até mesmo em vasos e jardineiras, tomando-se o cuidado de oferecer-lhe suporte, como treliças ou grades. Os ramos sem flores não devem ser podados pois florescerão no próximo ano.
Deve ser cultivada sob meia sombra ou intensa iluminação difusa, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera o sol direto nas horas mais quentes do dia, pois pode provocar queimaduras nas folhas e quedas dos botões. Moderadamente tolerante às baixas temperaturas, prefere uma faixa entre 15 a 25ºC. Em regiões de clima frio, pode ser cultivada em estufas ou no interior das residências em locais bem iluminados. Multiplica-se por estaquia.
Além da sua imensa beleza, as flores das Hoya carnosa têm igualmente um agradável aroma, principalmente à noite. Elas também segregam um néctar viscoso, que forma constantemente pequenas gotas na sua superfície.


 Veja mais fotos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário