terça-feira, 23 de julho de 2013

AÇAÍ


O açaí é uma fruta tipicamente brasileira e de grande importância econômica no país. É o fruto do açaizeiro, uma palmeira que cresce nas florestas tropicais da Amazônia do Brasil. 
É uma planta medicinal com efeito antioxidante, vasodilatador, antiinflamatório, tônico, energético, entre outros. Seu uso interno é indicado principalmente na prevenção de doenças cardíacas e derrames.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA: reino: Plantae, divisão: Magnoliophyta, classe: Liliopsida, ordem: Arecales, família: Arecaceae, gênero: Euterpe, espécie: E. oleracea. 

A árvore que produz o açaí chama-se açaizeiro. É encontrada no Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá. Trata-se de uma palmeira tropical, perene, predominante ao longo dos igarapés, terrenos de baixada e áreas com umidade permanente. O açaí é um fruto consumido há muito tempo pelos indígenas e moradores da região amazônica, devido as suas qualidades nutritivas.
É uma árvore de clima tropical úmido (temperatura média anual acima de 22ºC e precipitação acima de 1.600mm por ano). Não tolera geada, especialmente quando jovem (até 60cm de altura). Não é exigente em solos, crescendo mesmo em solos pobres e ácidos. No entanto, desenvolve-se mais rapidamente em solos com maior fertilidade. 
Seu consumo é feito de diferentes formas (sucos, doces, sorvetes e geleias), de acordo com a região. Atualmente é muito consumido na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos. Entre os paraenses, é comum o consumo com camarão ou peixe salgado. Na região amazônica, é muito consumida com farinha de mandioca ou tapioca. É também largamente utilizado para a produção de um refresco (“vinho” de açaí). Nas regiões sul e sudeste vem sendo popularizado e consumido como complemento alimentar, principalmente pelas pessoas que buscam vigor físico.
A polpa do açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias. É uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios. Encontramos no açaí as seguintes vitaminas: vitaminas C, B1 e B2. Também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.
 As sementes do açaí são utilizadas no artesanato da região norte. As folhas do açaízeiro são usadas para a produção de produtos artesanais (bolsas, redes, sacolas, entre outros) e, devido sua resistência, serve como cobertura de casas (produção de telhados).





Benefícios do Açaí
Saúde do coração
Um dos frutos mais nutritivos cultivados na Amazônia, o açaí é rico em ácido oléico, um tipo de gordura poliinsaturada, que auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol e pressão arterial e previne aterosclerose. Seu consumo está associado à prevenção de doenças cardiovasculares. 
Doenças crônicas
Sua coloração roxa é devido à antocianina, um pigmento natural, pertencente na família dos flavonóides, responsável por seu poder antioxidante, conferindo à fruta a capacidade de combater e neutralizar a ação dos radicais livres, prevenindo contra doenças cardiovasculares e circulatórias, câncer, diabetes e Alzheimer. 
Algumas pesquisas mais recentes mostram a relação dos compostos fitoquímicos do açaí no tratamento contra infecção por Helicobacter pylori, bactéria causadora da gastrite, podendo, ser um agente eficaz na prevenção do desenvolvimento do câncer gástrico.
Pele
Devido à sua composição, rica em ácidos graxos insaturados e antioxidantes, o açaí pode auxiliar no tratamento de problemas de pele, relacionados a fatores inflamatórios, como acne, dermatite atópica e nos tratamentos anti-idade. Os antioxidantes presentes no açaí podem melhorar a aparência de peles com manchas e reduzir rugas faciais. Seu consumo auxilia no retardo do envelhecimento, promove uma pele mais saudável e com aparência mais jovem.



3 comentários:

  1. desejo adquirir sementes de açai e de cupuaçu para o RJ, seria possivel??

    ResponderExcluir
  2. desejando adquirir semente de açai e de cupuaçu pro RJ, seria possivel?

    ResponderExcluir
  3. Tenho mudas de açaí para vender no rio de janeiro. Tempo para primeira colheita: 18 meses.

    ResponderExcluir