quinta-feira, 20 de março de 2014

LAVANDA





Família: Lamiáceas (Labiadas)

Nome comum: Alfazema ou Lavanda

Outras variedades: L. stoechas, L. 'Hidcote', L. 'Sawyers'

A lavanda é uma planta com excepcional aroma emitido a partir das suas flores e das suas folhas estreitas e cinzentas esverdeadas. É uma planta predominantemente da zona mediterrânea. A flor da lavanda é azul-lilás e desenvolve-se em espiga ao longo de um caule fino e longo, que cresce acima das folhas. Embora se julgue que é uma erva aromática, a lavanda é um arbusto perene de caule lenhoso.
É muito resistente e se adapta a qualquer terreno onde haja luz solar, podendo ser semeada tanto em vasos como diretamente sobre o solo. Os seus usos são muitos e diferentes, embora seja uma planta conhecida pelo cheiro e cores.
Muito fácil de cultivar, a lavanda requer solo pouco fértil, quase dispensando qualquer fertilização adicional. Desenvolve-se em solos secos sem necessidade de rega especial. Não é atacada por pestes ou pragas e o único cuidado que requer verdadeiramente é a poda. Resiste extraordinariamente ao frio, podendo durar anos a fio no mesmo local sem problemas. Tolera bem a seca e por essa razão pode ser utilizada em jardins de rochas.
A semente da lavanda deve ser semeada preferencialmente durante o outono em zonas de clima suave e no início da primavera em zonas mais frias. Ainda assim, recomenda-se utilizar estacas para multiplicas as plantas. Semeie diretamente no local definitivo e aguarde algum tempo até que um rebento surja. A planta terá 25 a 30 cm ao fim de dois anos.

Já conhece nossa loja virtual? Acesse: www.clicasorocaba.com.br/floramorumby
Existe uma grande variedade de plantas de lavanda disponíveis cujas flores podem ser roxas, brancas, rosa ou azul. Existem variedades anãs (nana) que não crescem mais do que 30 cm e são excelentes para fazer canteiros. A flor da lavanda é utilizada em arranjos florais secos, pois o seu aroma perdura por muitos meses.
A lavanda pode ser plantada no solo ou em vasos, de preferência de barro ou cimento. O ideal é colocar casquinhas de pinos ou outros substratos que mantenham a planta úmida nos vasos. A terra úmida e aerada torna as plantas mais saudáveis.
Caso opte pelos vasos, você deverá colocar um bom sistema de drenagem para evitar que o vaso fique encharcado. O vaso deverá estar em um local que tenha bastante sol, uma vez que ela cresce melhor se receber luz em abundância.
A propagação da lavanda é muito fácil. Retire estacas ou divida cada planta cuidadosamente pela raiz, plantando num meio arenoso e protegido do vento. É difícil obter plantas de lavanda por semente, se bem que não seja impossível.
A lavanda é um arbusto que não necessita de muita água, o excesso de rega poderá apodrecer a planta. A época de florescimento da lavanda pode variar um pouco segundo a espécie, mas será entre a primavera e o verão.
Além do perfume, pode ser utilizada também como fonte medicinal analgésica, sedativa, anti-inflamatória, relaxante e calmante. O cultivo comercial da planta é para a extração de óleos das flores, caules e plantas, que são utilizados na indústria de cosméticos.
Para quem tem gato ou cachorro, é aconselhável cuidado porque eles podem destruí-las. Também não é bom colocar pedras ao redor da planta, se estiver no jardim, porque o calor pode queimar a lavanda. O ideal é usar argila ou casca de pinos.
A poda deverá ser feita a partir de três dedos acima da bifurcação de cada talo. Esse processo faz com que a planta tenha cada vez mais força. O outono é a melhor época para a poda. Quem gosta da planta baixa pode cortar que ela volta a brotar com tranquilidade. Já para os que preferem os arbustos, eles crescem cerca de 1 metro a 1 metro e meio de altura. Devem também ser feitas adubação e colocação de substratos. Agindo dessa forma, quando a primavera chegar, ela rebrotará e estará com força total.
As flores de lavanda produzem um néctar abundante que rende um mel de alta qualidade produzida pelas abelhas. O mel da variedade lavanda foi produzido inicialmente nos países que cercam o Mediterrâneo, e introduzido no mercado mundial como um produto de qualidade superior.

Um comentário: