terça-feira, 25 de março de 2014

FRAMBOESA

 
A framboesa (Nome Científico: Rubus idaeus), é um fruto suculento de sabor doce e suave. É um fruto que se adapta em regiões de clima frio. Da família das Rosaceae, é um arbusto frutífero, que adapta-se a regiões de clima temperado. Quando maduras as framboesas ficam vermelhas. A camada externa do fruto é formada por pequenos gomos e a interna é oca. No Brasil, a época desta fruta é de outubro a janeiro.
A framboesa é uma fruta rica em sais minerais como, por exemplo, ferro, fósforo e cálcio. Possui uma boa quantidade de vitaminas A, C, B1 (tiamina) e B5 (niacina). Cada cem gramas de framboesa possui aproximadamente 4 gramas de fibras. Em função do seu sabor é uma fruta muito utilizada para a fabricação de doces, bolos e tortas. Por causa da sua aparência e sabor, muitos confundem a framboesa com a amora.
É um arbusto decíduo, perene, muito frutífero, originário da Europa e da Ásia, e que atualmente é cultivado em diversas regiões temperadas do mundo. Do seu sistema radicular perene surgem a cada ano hastes bienais, arqueadas e recobertas por espinhos. No primeiro ano de crescimento, estas hastes crescem eretas, altas e sem ramificações, até atingir a altura de 1,5 a 2 metros. Estas hastes possuem grandes folhas pinadas com 5 a 7 folíolos, porém sem flores.
No segundo ano, as hastes não crescem em altura, mas emitem muitos ramos laterais, se arqueando e ramificando. Estes ramos laterais carregam folhas menores, também pinadas, mas com 3 a 5 folíolos. Deles surgem pequenos rácemos curtos e terminais, com flores brancas.
A framboesa é um fruto comestível, doce e levemente ácido, excelente para caldas que acompanham mousses, sorvetes, iogurtes e pudins. Também utilizada para fazer geléias, tortas, bolos, licores, vinagres, vinhos, xaropes, chás, sorbets, picolés, etc. Para remover as sementes basta peneirá-las após o cozimento.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, profundo, levemente ácido, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera solos pesados, pobres ou alcalinos. Apesar de vegetar melhor sob sol pleno, pode-se cultivá-lo sob meia sombra, protegido por uma árvore de copa rala por exemplo.
Necessita de pelo menos 700 horas de frio abaixo de 7°C ao ano, para que frutifique. Desta forma, seu cultivo é restrito às regiões temperadas do mundo. Sensível a ventos fortes. É recomendado podar os ramos que já frutificaram a cada ano. E a cada quatro anos, remover e dividir as touceiras, mudando-as de lugar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário