quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MURO VERDE

Muros servem basicamente para demarcar território, o que confere a ele uma atmosfera impessoal e sem vida. Para evitar o clima excessivamente urbano que o cimento e as estruturas metálicas dão aos muros, arquitetos e paisagistas apostam em soluções verdes oriundos de trepadeiras, espécies arbustivas e a mais nova inovação, os chamados jardins verticais. Mesmo em um espaço pequeno, num apartamento, escritório ou varanda, você pode ter um belíssimo jardim para receber sua família, amigos ou clientes.
O conceito de jardim vertical é uma opção de paisagismo onde as plantas se desenvolvem numa parede ou muro e este pode ser implantado em ambientes internos e externos, pequenos ambientes ou amplas paredes, ou seja, as opções são inúmeras. O muro verde pode ser modular, permitindo a montagem de jardins verticais mesmo em locais onde não exista uma parede, como exemplo, pode ser usado para montar um muro.
No Brasil, na década de 70 o paisagista Burle Marx desenvolveu diversos projetos paisagísticos incluindo jardins verticais e paredes verdes. Ele desenvolveu jardins usando bromélias, orquídeas e outras epífitas, Burle Marx construía lindas esculturas e paisagens verticais. Marcadas por inovações e originalidade, as paisagens projetadas por Burle Marx são consideradas verdadeiras obras de arte. O gosto pelo uso de plantas nativas brasileiras e o uso de desenhos orgânicos e formas sinuosas são características fortes do seu trabalho. Projetos fundamentais na constituição e consolidação da arquitetura moderna no Brasil.
Os muros verdes podem ser construídos com blocos cerâmicos especiais com diversos módulos para compor projetos de paisagismo de vários tipos. As plantas são posicionadas dentro dos blocos, que funcionam como vasos - pelo interior das peças também passam tubos responsáveis pela irrigação de água por gotejamento.
Trata-se de uma solução versátil para o cultivo de espécies aromáticas, flores exóticas, temperos para cozinha, horta, entre outras plantas, que pode ser aplicada em paredes com alturas variáveis e diversos formatos. O tamanho máximo sugerido é de 2,5 m de altura e 3 m de comprimento. Acima disso, recomenda-se a elaboração de um projeto estrutural e a verificação da resistência do solo.
Entre as vantagens dos jardins verticais está a redução da poluição sonora, pois as plantas absorvem ­ruídos e funcionam como revestimento acústico, além da redução da poluição do ar e do isolamento térmico que garantem a melhora do microclima local. Em ambientes fechados, uma parede verde pode diminuir até 3o C de temperatura.
Para o acabamento pode-se utilizar tinta látex, silicone, pastilhas cerâmicas ou outros materiais. Assim, o projeto pode ser personalizado de acordo com cada ambiente, permitindo as mais diferentes soluções e desenhos.
Há diversas ideias espalhadas em diversos projetos e esses vislumbres podem ser úteis a quem quer saber como fazer um muro verde. Veja algumas delas: 
Cercas vivas - Nada mais tradicional do que usar arbustos para delimitar os espaços. Embora mais comuns em chácaras e áreas rurais, o uso da cerca viva em muros dá ao ambiente um frescor e um ar ecologicamente correto. 
Trepadeiras em muros e treliças – tão tradicionais quanto o uso dos arbustos, o plantio de espécies trepadeiras que se ramificam em caules semi-lenhosos são lembrados por conta de uma característica marcante: o aumento do conforto térmico do quintal.
Vasos e garrafas PET – vasos cerâmicos cortados pela metade de forma longitudinal e inseridos nas paredes são uma excelente alternativa para pequenos espaços ou para quem não pode dispor de tempo ou de um jardineiro para cuidar de uma cerca viva. 
Projetos de muro verde estão aflorando como opção para o paisagismo da arquitetura contemporânea que projeta cada vez mais construções verticais em espaços reduzidos. Os jardins verticais atendem à necessidade de adequar à vegetação nestes espaços, além de proporcionar grande beleza a qualquer ambiente.
Quando bem executado e bem cuidado é muito ornamental e apresenta diversos benefícios tanto para as pessoas quanto para o eco sistema, podendo melhorar a sensação térmica, a qualidade do ar e criar uma atmosfera muito agradável com a combinação das plantas, flores, cores e aromas.

A Flora Morumby produz e projeta Muro Verde. Solicite orçamento sem compromisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário