sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O CACAU


O cacaueiro é uma árvore oriunda da América Central e América do Sul e seu fruto, o cacau, é o precursor de um dos alimentos mais valorizados do mundo, o chocolate. O cacaueiro é uma árvore de clima tropical úmido, cujo nome científico é Theobroma cacao.
Geograficamente os maiores produtores de cacau são: África, América Central, América do Norte, América do Sul, Ásia e Oceania. No Brasil, o Estado da Bahia é o maior produtor, em torno da linha do equador, faixa conhecida por alguns como “cinturão do cacau”. O tamanho do cacaueiro pode variar entre 05 e 07 metros de altura, podendo ser ainda maior em algumas situações, como no caso de crescimento em estado silvestre, podendo chegar a 20 metros de altura.
O cultivo do cacaueiro exige que alguns fatores ambientais supram as suas necessidades vitais, tais como: temperatura, umidade, sombreamento e vento. Exige temperaturas elevadas. Nas regiões produtoras de cacau, a precipitação anual excede a perda por evapotranspiração. Na maioria dessas regiões, a precipitação anual varia de 1.400 a 2.000mm.
O cacaueiro cresce à sombra de árvores mais altas e seu cultivo é realizado de maneira a imitar a situação natural. A vantagem do sombreamento é neutralizar fatores ecológicos desfavoráveis, por exemplo, a baixa fertilidade do solo, o estresse hídrico e a incidência de doenças e pragas.
As características físicas do solo também são fatores que influenciam no desenvolvimento do cacaueiro, na retenção hídrica da planta, assim como a penetração do sistema radicular, além de influenciar na absorção de nutrientes pela planta.
Suas folhas longas nascem avermelhadas e logo ficam de um verde intenso, medindo até 30cm. Seus frutos também podem medir até 30cm de comprimento, apresentando coloração verde, vermelha ou amarronzada, cores que tendem ao amarelo, quando amadurecidos. No interior do fruto são encontradas de 20 a 50 sementes recobertas por uma polpa branca e adocicada.
A flor do cacau tem 05 pétalas e é polinizada por pequenos insetos, ao longo de todo o ano. Entre a polinização e o amadurecimento do fruto decorrem cerca de 180 dias. A produção e consumo de cacau no mundo atingem cerca de 3,6 milhões de toneladas, segundo a International Cocoa Organization.
Pessoas comuns, ao sobrevoar plantações de cacau, podem confundir tudo com uma grande floresta. Cultivar o cacau é sinônimo de respeitar o meio-ambiente, de preservar grandes árvores da mata nativa e da tradição nacional. Não existe descrição para tamanha beleza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário