quarta-feira, 15 de maio de 2013

GIRASSOL

A Mitologia Grega apresenta uma lenda que explica o aparecimento do girassol. Clície, era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o deus do Sol. Quando este a trocou por Leucotéia, Clície começou a enfraquecer. Ela ficava sentada no chão frio, sem comer e sem beber, se alimentando apenas das suas próprias lágrimas.
Enquanto o Sol estava no céu, Clície não desviava dele o seu olhar nem por um segundo, mas durante a noite, o seu rosto se virava para o chão, continuando então a chorar. Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face se transformou em uma flor, e continuou seguindo o sol. A Mitologia grega conta que assim nasceu o primeiro girassol.
O girassol (Helianthus annuus) é uma planta da família das Asteraceae, caracterizada por possuir grandes tipos de inflorescências indefinidas, aquelas em que muitas flores se agrupam num só pedúnculo parecendo constituir uma única flor - com aproximadamente 30 cm de diâmetro - cujo caule pode atingir até 3 metros de altura e apresenta filotaxia (disposição das folhas) do tipo oposta cruzada, notável por olhar para o Sol, comportamento vegetal conhecido como heliotropismo ou rastreamento solar.
São plantas originárias da América do Norte cultivada por povos indígenas para alimentação. Foram descoberta por volta do ano 1000 a.C., Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol. É uma flor que simboliza fama, sucesso, sorte e felicidade.
Na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e sementes colocadas na beira da janela, em uma casa onde exista uma mulher grávida, o filho será homem. Na Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis. A flor pode ser considerada a planta-símbolo do Novo Milênio.
O girassol é um símbolo da páscoa, apesar de poucas pessoas saberem. É um dos símbolos pascais menos conhecidos em algumas regiões. Porém, muito rico em conteúdo: assim como para sobreviver à planta precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, segundo os cristãos, os seres humanos devem estar voltados para o Sol-Cristo garantindo a luz e a felicidade.
Dos seus frutos, popularmente chamados de sementes é extraído o óleo de girassol que é comestível. A produção mundial ultrapassa 20 milhões de toneladas anuais de grão. A semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiro.
A semente do girassol tem sido utilizada no Brasil na produção de biodiesel. Tem sido também uma alternativa para alimentação de gado, em substituição a outros grãos. As suas folhas podem inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenômeno alelopatia.
A sua flor é comercializada como flor de corte. Existem dois grupos de variedades importantes: uniflor com haste única e uma flor terminal; multiflor com flores menores que com ramos desde a base que são mais utilizadas na confecção de bouquet.
Trata-se de uma planta robusta e muito resistente, que produz flores na primavera e no verão, mas pode florescer o ano todo, especialmente sob temperaturas entre 18 e 30 graus C.
O cultivo do girassol não apresenta muitos segredos, basta observar alguns detalhes, como, o local deve ser bem ensolarado com, no mínimo, 4 horas de sol direto, todos os dias, por ser uma planta anual, recomenda-se o replantio a cada ano, recomenda-se regar sempre que o solo apresentar-se seco.
Se a planta for cultivada em vaso, observar que a superfície do solo não deve apresentar-se totalmente seca, adubações periódicas garantem uma planta saudável e floração abundante, quanto às pragas e doenças, dificilmente o girassol apresenta problemas, mas recomenda-se a observação constante, pois a proximidade com outras plantas pode favorecer a transmissão.

Pela sua beleza e exuberância, a flor do girassol é muito procurada para ornamentação. Acredita-se que traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.
Em um arranjo, plantada na terra ou em um vaso, a flor de girassol se destaca em qualquer jardim ou na decoração de interiores. O girassol está fortemente associado à fama, ao sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna.

A flor de girassol significa felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol. No entanto, o girassol também pode representar altivez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário