sexta-feira, 3 de maio de 2013

JARDIM JAPONÊS

O jardim japonês é conhecido em todo o mundo pela sua beleza e harmonia com o ambiente. Você também pode ter esse tipo de jardim em sua casa, chácara ou empresa, pois não é preciso um espaço tão grande para se plantar um. Existem várias disposições e formatos disponíveis para ter um jardim japonês. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas práticas de como você pode montar o seu jardim japonês no espaço que estiver disponível. 


Um jardim japonês é um convite à contemplação, transmite paz e espiritualidade. Os aspectos pensados em outros jardins, tais como a textura e as cores, em um jardim oriental são itens menos importantes do que os elementos filosóficos, religiosos e simbólicos. Estes incluem a água, as pedras, as plantas e os acessórios do jardim.
A arte do paisagismo no Japão é antiga e provavelmente originou-se na China e Coréia muito antes do século VI. Para os japoneses, o paisagismo é uma das mais elevadas formas de arte, pois, consegue expressar a essência da natureza em um espaço limitado, de maneira harmoniosa.

Alguns elementos são fundamentais no jardim japonês, entre eles podemos citar:
- O Sakura ou cerejeira ornamental, que é conhecido como a flor da Felicidade e assume um lugar importante na cultura japonesa. Nos meses de Março a Abril o povo festeja o Hanami para comemorar a floração da árvore com muitas festividades.
- O momiji-gari ou acer-vermelho, que revela um aspecto um tanto melancólico e reflexivo da personalidade japonesa. As lanternas de pedra que induzem à concentração, ajudando a clarear a mente, adicionando o místico, a tradição e a espiritualidade. Os pontos de luz devem ser estrategicamente distribuídos para não ofuscarem a visão.
- O lago e as carpas. Água é vida, daí a importância do lago. Nele, vivem as carpas, símbolo de fertilidade e prosperidade. Para tanto, podem ser instalados uma bomba e um filtro biológico, garantindo a circulação da água.
- Taiko Bashi é uma ponte ou um caminho dentro de um jardim, representa uma evolução para um nível superior em termos de amadurecimento, engrandecimento e autoconhecimento, enquanto a flexibilidade do bambu conduz a capacidade de adaptação e mudança.
- As pedras das cascatas colocadas na posição vertical no centro do jardim representam a figura do pai, e a da horizontal, a mãe. Dela, brota a água. As outras pedras, simbolizando os descendentes, são distribuídas em torno do lago e entremeadas pela vegetação.
- O bambu e os adornos são amarrados, direcionando o crescimento para que a planta se curve para o lago, como em reverência. O sino de vento fixados na planta trazem o som da natureza e a felicidade.

As pessoas tem transformado a natureza em jardins há milhares de anos. Em nome da jardinagem, elas modificam flores e forçam o cruzamento de plantas a fim de criar híbridos que nunca existiriam. Os jardins japoneses, entretanto, são diferentes dos jardins ocidentais comuns que são cheios de flores e plantas. Eles valorizam até aquelas árvores de galhos torcidos e deformados e não se incomodam com as pedras irregulares.
As plantas sugeridas são: tuias, ciprestes, azaléias, ácer-vermelho, bambú, bambú-negro, olmo, ligustro, nandina, bambuzinho-de-jardim, roseira, pinheiros, rododendro, junípero, buxinho e cerejeira-ornamental.


O jardim japonês é ótima opção para quem deseja descansar em locais calmos para recarregar as energias depois de um longo dia. Para os apreciadores da cultura oriental, a maioria dos elementos encontrados no jardim possui um significado para estar ali.
Para criar um jardim japonês é necessário reservar um espaço destinado para a meditação, ou seja, o ambiente escolhido deve ser harmonioso e transmitir calma. Esse tipo de jardim foi criado por monges budistas.



Eles podem ser feitos de vários tamanhos e estilos diferentes. O ideal é consultar um profissional  responsável pela obra, como um paisagista ou arquiteto, pois eles podem apresentar ideias inusitadas e diferentes e melhor orientar sobre a decoração do jardim.









2 comentários:

  1. Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
    Somos da Gramas Pardim uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil.
    Visite nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos:
    Grama Esmeralda
    Grama Bermudas
    Grama São Carlos
    Grama Batatais
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

    Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
    Grama em São Paulo SP
    Grama em Campinas SP
    Grama em Guarulhos SP
    Grama em Ribeirão Preto SP
    Grama em Belo Horizonte MG
    Grama em Rio de Janeiro RJ
    Confira !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
    Somos da Grameira Áreas Verdes uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil.
    Visite nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos:
    Grama Esmeralda
    Grama Bermudas
    Grama São Carlos
    Grama Batatais
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

    Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
    Grama em São Paulo SP
    Grama em Campinas SP
    Grama em Guarulhos SP
    Grama em Ribeirão Preto SP
    Grama em Belo Horizonte MG
    Grama em Rio de Janeiro RJ
    Confira !!!

    ResponderExcluir