sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

OS LÍRIOS




Lírio é o nome dado às flores do gênero “Lilium” da família “Liliaceae”, originárias do hemisfério norte com ocorrências na Europa e América do Norte. Grande parte dos lírios são também encontrados nas regiões chinesa e asiática.

Todas as espécies de lírios que existem hoje são resultado do cruzamento entre várias espécies – gerando uma infinidade de cores, porém mantendo sempre a autenticidade genética da planta. Assim, é sempre possível montar diversos tipos de arranjos totalmente originais com lírios, basta procurar cores diferentes para compor o arranjo.

São as flores mais antigas conhecidas e chamadas “flores de casamento” por excelência. Nos casamentos da Grécia, as noivas utilizavam lírios brancos como adorno para seus cabelos e também para seus vestidos. Já na China, sonhar com lírios significa casamento próximo.

Em buquês de flores ou como adorno em casamentos e festas, os lírios são as flores que mais atraem a atenção de todos. Quer seja pelo seu perfume ou pela sua beleza, o fato é que os lírios são, junto com as rosas, as preferida das flores.

Uma curiosidade extremamente interessante sobre os lírios é que eles, assim com as rosas, têm no seu perfume uma substância chamada feniletilamina – uma substância capaz de estimular a produção de endorfinas pelo organismo humano, e que acarreta uma sensação de relaxamento e bem-estar.

O único ponto negativo de se plantar lírios é que eles florescem por um curto período de tempo – sendo necessários vários cuidados e o uso de algumas técnicas específicas para que os bulbos brotem novamente. Os lírios gostam de locais bem iluminados e arejados – e a terra deve estar sempre úmida, mas nunca encharcada.


Cuidados com seu Lírio:

  • Ambiente adequado: colocadas em um local arejado e bem ventilado, mas sem vento na flor e sem sol direto garantem flores com maior durabilidade e beleza.
  •  Irrigação: entre 100-200 ml ao dia por vaso, quando necessário.
  



2 comentários:

  1. Errata: a última foto foi erroneamente colocada como Lírio, mas trata-se de uma planta da família Cannaceae, cujo nome científico é Canna x generalis, popularmente conhecida como Bananeirinha-de-jardim, Beri, Birí, Cana, Cana-da-índia ou Caninha.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de adquirir mudas desta espécie Cana-índica (Canna x generalis), nas cores, branca, cor-de-ros e laranja.Por favor entrar em contato, flaviasousarosa@hotmail.com

    ResponderExcluir