quinta-feira, 4 de abril de 2013

COMO PLANEJAR UM JARDIM OU HORTA DIFERENTE E SUSTENTÁVEL


Com as casas e apartamento cada vez menores, a cada dia surgem ideias de como podemos reutilizar objetos, poupando o meio ambiente e também ideias sobre como organizar um espaço para plantar sua planta preferida ou os temperos e até mesmo flores pequenas…
Uma breve pesquisa sobre sustentabilidade já nos vale diversas ideias inusitadas, úteis e de reaproveitamento de objetos que normalmente não veríamos como bonitos e seriam descartados como sem utilidade, mas que podem nos ajudar a formar um canteirinho diferente, criativo e para embelezar o espaço escolhido.
Todos nós sabemos do poder de alegrar ambientes, atrair energias positivas e até mesmo como delicados presentes. Os vasos customizados costumam imprimir a personalidade dos proprietários e servem para diferenciar os ambientes, como o escritório, a sala, o quarto, a varanda e até a cozinha.
As plantas também tem um poder curativo, agindo como uma forma de terapia para seus cuidadores, pois elas necessitam de cuidados e dedicação.
Ao invés de cultivar um jardim em vasos e recipientes tradicionais, existem ideias mais criativas para idealizar um jardim ou decorar a casa com um toque de sustentabilidade e reuso de materiais. Uma forma de inovar o plantio de flores, folhagens, ervas, arbustos é apostando em recipientes alternativos.
Para escolher os recipientes para as plantas, você precisa se preocupar em preparar e reproduzir o ambiente ideal para a muda, levando em conta a sua necessidade de água e espaço para o crescimento.
O tamanho da raiz é um fator que influencia na escolha do melhor recipiente alternativo. A estrutura escolhida para o cultivo deve ser ampla. Mas, se por sua vez a planta tiver raízes pequenas e finas, ela pode ser plantada em suportes menores e delicados. Outra observação importante é que, se o recipiente não tem saída para o excesso de água, a irrigação da planta deve ser controlada.
As latas de alumínio, que normalmente servem de embalagens para achocolatado ou leite em pó, estão em alta hoje em dia e são perfeitas para confeccionar vasos de plantas. Esses objetos podem ser customizados e receber um acabamento com tintas e adesivos, renda, patchwork, entre outros.
O reuso das garrafas também é uma alternativa prática, barata e ecológica. As embalagens de refrigerante podem até ser usadas na construção de um jardim vertical. Elas também oferecem para a horta melhor mobilidade, numa estrutura montada verticalmente. Assim, o morador pode manusear uma garrafa sem precisar remover outra peça.
Outros materiais recicláveis podem servir de recipientes para cultivar plantas e inovar o visual do jardim. Agora, se a sua ideia é criar novos ares para o jardim da sua casa sem gastar muito, você poderá fazê-lo com peças inusitadas, um conjunto de utensílios que você já possui como jarras, bacias, xícaras, telhas e até mesmo baldes podem substituir, com beleza os tradicionais vasos de cerâmica. Mas, antes de começar a jardinagem, é importante investigar se os recipientes não possuem resquícios de elementos tóxicos como cloro ou ferrugem.
Ao usar recipientes alternativos, a pessoa deve se preocupar em reproduzir o ambiente ideal para a espécie, fazendo que ela se desenvolva como se estivesse em um vaso. Quando adaptar os utensílios, é muito importante também evitar o uso de materiais que absorvam muito calor porque acabam ressecando a terra.
O verde pode invadir o ambiente de várias formas e para fazer isso é muito fácil. Escolha os elementos paisagísticos, tais como possíveis canteiros que podem ser jardineiras, vasos grandes e pequenos, vidros ou caixotes. Você poderá encontrar plantas ornamentais em lojas especializadas, floriculturas e ainda obter informações sobre como cuidar.
Os resultados são impressionantes e belíssimos, os espaços são altamente valorizados, inovam a aparência da casa e ficam lindos! Além de ser uma alternativa saudável, os pequenos jardins internos tornam o ambiente mais bonito, aconchegante e ideal para descansar ou mesmo fazer uma leitura relaxante.





Outras ideias:






Nenhum comentário:

Postar um comentário