terça-feira, 23 de abril de 2013

JARDINS DECORATIVOS FEITOS COM PALETES REAPROVEITADOS







Estudos feitos pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (ABELPE) mostram que o Brasil produz em média de 61 milhões de toneladas de lixo/ano, com crescimento anual médio de 6,8%. Esses números crescentes ultrapassam o ritmo de crescimento da população urbana. O IBGE mostrou que em 2010 a população urbana cresceu cerca de 1% ao ano na última década.

O problema da superprodução de lixo vem se tornando preocupante, principalmente, nos países em desenvolvimento onde ainda são incipientes as estratégias e medidas políticas que busquem dar outra destinação ou tratamento adequado ao lixo urbano gerado.
Pensando em desenvolver um comportamento sustentável, que minimize as consequências geradas ao meio ambiente, estão sendo estimuladas as práticas individuais ecológicas de reuso de materiais, como pneus, paletes, objetos antigos, entre outros. Dessa forma, ao invés de jogar no lixo, o produto é reaproveitado de uma forma elaborada e sustentável, que geram uma vida mais equilibrada com o meio ambiente.

Para colaborar com a redução da produção de resíduos sólidos urbanos, promovendo sua reutilização ou reciclagem e, principalmente, o descaracterizando enquanto lixo, selecionamos algumas imagens que provam que a criatividade pode transformar um objeto destinado ao descarte, tornando-o novamente útil e belo.
Uma ótima saída para quem quer ter em casa um jardim, mas não têm muito espaço e tempo, é fazer um pequeno canteiro de flores e arbustos. Ao contrário do que se imagina os canteiros de flores são muito fáceis de manter. Tomando alguns cuidados, como a escolha certa das plantas para determinada localização, a prática de plantar e cultivar é muito simples, além de gerar beleza e um espaço de prazer.
Os paletes de madeira além de serem utilizados como suporte para mercadorias em feiras e mercados, também são muito úteis na decoração de canteiros. Podem ser utilizados de diversas maneiras, seja na decoração, nos jardins e até mesmo na fabricação de móveis.
Conforme o espaço que você tiver disponível, você pode fazer um belo canteiro de ervas, um jardim vertical com flores e ainda móveis com a reutilização de paletes de madeira para o espaço externo de sua casa ou varanda de apartamento, ou chácara. Além de ficar lindo, é de extrema utilizadade, baixo custo e de muito bom gosto. 
Cuide bem do canteiro e do jardim. Remova as plantas mortas, plante novas mudas nos espaços abertos, com ervas aromáticas altas, relva e arbustos, para transitar de uma atmosfera de fim de verão para um ambiente outonal. É preciso remover regularmente os arbustos secos, especialmente quando se tratar de canteiro de rosas.
Para diminuir o trabalho da rega, cubra os canteiros de plantas com compostos de casca ou cascalho. Além disso, um sistema de irrigação automático poderá ser a forma adequada de reduzir o esforço envolvido. Com esse equipamento, você pode deixar toda a irrigação programada, sem se preocupar caso tenha que sair ou até viajar.
O melhor período para regar é no início da manhã, ou no início da noite. Mas não regue muito tarde da noite, pois é indicado que as plantas não iniciem a noite completamente molhadas, o que poderá promover o aparecimento de fungos. Uma regra geral na irrigação é a importância de não molhar completamente as folhas e, especialmente, as flores por essa mesma razão. Durante o dia, as plantas só deverão ser regadas em casos de emergência e deverá ser utilizada água morna.


Um comentário: