quarta-feira, 20 de março de 2013

O Jacarandá







O Jacarandá cujo nome científico é Jacaranda mimosaefolia, popularmente chamado de Jacarandá-mimoso, Carobaguaçu ou Jacarandá é uma árvore alta e frondosa, da família das Bigonáceas, tem cerca de 100 espécies e ciclo de vida perene. Crescem em clima continentalmediterrâneosubtropical e tropical temperado e é nativa da América do Sul, (Brasil, Argentina e Uruguai).
É uma belíssima árvore ornamental decídua a semi-decídua, de floração exuberante. Seu porte alcança em média 15 metros de altura. O caule é um pouco retorcido, com casca clara e lisa quando jovem, que gradativamente vai se tornando áspera e escura com a idade. Sua copa é arredondada a irregular, arejada e rala. Suas folhas são opostas e bipinadas (folhas duplamente pinadas, ou seja, os folíolos são também compostos por 25 a 30 pares de pequenos folíolos ovais, de coloração verde-clara acinzentada).
No inverno, o jacarandá perde suas folhas, que dão lugar as flores na primavera. Suas flores são duráveis, perfumadas, grandes, de coloração azul ou arroxeada e são arranjadas em inflorescências. A floração se estende por toda a primavera e início do verão. Os frutos surgem no outono, são lenhosos e contém numerosas e pequenas sementes.
É uma árvore maravilhosa para a arborização urbana, caracterizada pela rusticidade, floração decorativa e crescimento rápido. Pode ser usada na decoração de rua, calçada, praça e parque, pois suas raízes não são agressivas. É amplamente utilizada em pátios e jardins residenciais, filtrando moderadamente a luz do sol, pois a sua floração depende da luminosidade, como acontece com quase todas as espécies, pelo que só a exposição plena ao sol permite o desfrute da profusão de flores em cacho que cobre por completo a árvore.
Deve ser cultivada em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado no primeiro ano após o plantio. Adapta-se a uma ampla variedade de locais, mas aprecia o clima subtropical. Quando jovem, não tolera frio excessivo, mas torna-se mais resistente ao frio com o tempo. Não necessita podas ou qualquer tipo de manutenção. Não tolera secas prologadas, ventos fortes ou a salinidade no solo. É resistente à poluição urbana moderada e à maioria das enfermidades. Multiplica-se por sementes.

Abrir um buraco duas vezes maior que o tamanho do torrão. Descompactar o fundo e as laterais para que as raízes possam explorar o solo e se fixar melhor. Misturar num balde grande uma quantidade de composto orgânico com adubo animal de gado bem curtido, cerca de 1 a 2 kg/planta. Colocar também 100 gramas de farinha de ossos, para provir a planta de fósforo.
Misturar bem e colocar uma parte no fundo do buraco.
Cortar o vaso ou balde de cultivo da planta e retirar o torrão com cuidado. Acomodar a muda no buraco com o tutor junto, acrescentar a mistura nas laterais e regar bem. Fazer ao redor da muda um camalhão de terra, em forma de bacia. Regar todos os dias até uns 10 ou 15 dias após o plantio, se não houver chuvas.
Lembre-se que não é uma boa ideia plantá-los perto da área de estacionamento, já que as flores, que são bastante pegajoasas e causam uma bagunça, derramam muita semente. Além disso, as sementes podem formar cápsulas de sementes grandes e assim esta árvore vai exigir alguma limpeza e manutenção. É melhor escolher um lugar onde suas maravilhosas flores poderão ser apreciadas e onde as flores que caiam não sejam um problema. 
Sua madeira é de excelente qualidade e apresenta cor rosada muito apreciada. Ela é empregada, por exemplo, na indústria moveleira, pisos laminados e em aplicações no interior de automóveis de luxo.
A árvore de jacarandá, especialmente o jacarandá azul, é uma das árvores mais populares que as pessoas gostam de ver, porque as folhas e as flores roxas faz-lhes sentir como árvores saídas de um conto de fadas. 

4 comentários:

  1. Maravilha !! gostei das árvores,explicações e me encantou as diversidades de flores e especies do seu blog!Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Como faço para adquirir uma muda ou sementes dessa planta linda? Será q ela pega aqui no norte? Na minha rua tem lindos pés de ipê amarelo, e tb tô atrás do ipê roxo, mas o jacarandá azul me encantou e queria plantar na frente da casa, no jardim. Será q dá certo? Kátia

    ResponderExcluir
  4. Somente a ultima foto e jacaranda, as demeis sao de ipes, roxo e branco.

    ResponderExcluir